Quando vendemos um produto ou serviço para determinado cliente, seja ele Pessoa Física ou Jurídica, a verificação da Situação Cadastral perante a Receita Federal é algo que precisa ser considerado. Abordaremos os principais motivos e quando devemos ser rigorosos com esta informação.
Não sabe o que é a "Situação Cadastral" dos titulares? Elaboramos um artigo sobre o assunto e como estes dados são retornados em nossa API.
O cliente existe?
Uma boa prática na venda de produtos ou serviços é quando se concretiza há uma pessoa viva e regular, ou empresa ativa no Brasil.
A Receita Federal é o órgão responsável pela baixa e alterações da Situação Cadastral de CPFs e CNPJs. Sendo assim, estes poderão apresentar diferentes situações ao longo de sua existência, e, com esta informação, é possível tomar decisões antes de fechar qualquer negócio.
Quando devo verificar?
Quando a venda precisa ser feita exclusivamente para um determinado cliente, é importante a verificação pelos seguintes motivos, exemplo:
Pessoas Físicas:
- Falecimento (Situação: Cancelada);
- Multiplicidade de inscrições ou decisão judicial (Situação: Cancelada);
- Fraude no cadastro (Situação: Nula);
Pessoas Jurídicas:
- Por falência, encerramento das atividades ou decisão judicial (Situação: Baixada);
- Multiplicidade de números por estabelecimento ou vício (Situação: Nula);
Casos de uso
As verificações são constantemente usadas em diversas situações, em especial:
- Venda exclusiva para determinado cliente;
- Formalização contratual;
- Transações financeiras;
- Mobilidade urbana;
- Controles de acesso;
- Área da saúde;
- Seguros;
- Logística;
- Eventos;
- Notas fiscais;
Se pergunte o que acontecerá quando a operação se concretizar com um cliente que não existe perante a Receita Federal e quais serão os prejuízos caso recorra à esfera fiscal e jurídica.
Verificação Manual X Automatizada
A verificação manual da Situação Cadastral dos clientes se torna cansativa e custosa. Em grande escala, se faz necessário a automação de sistemas para que verifiquem com frequência antes de tomar atitudes que poderão salvar as operações.
Com a API da CPF.CNPJ, é possível implementar em poucos passos e deixar que o seu sistema tome decisões antes de prosseguir com qualquer etapa ou notificar a gerência em casos inesperados.
Conclusão
Faça vendas reais e não seja passivo de fraudes. O primeiro passo é sempre conhecer melhor o seu cliente antes de qualquer operação, o segundo é manter a consistência de seu banco de dados para que as operações fluam corretamente.
Monitore-os constantemente para evitar transtornos futuros. Temos a solução perfeita para isto!
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